Durante o projeto, uma das maneiras mais recomendadas de se trabalhar é primeiramente pensar no sistema como um todo (estipulando todo o escopo do projeto) e só depois você trabalhará nos detalhes.

Ao criar sistemas complexos, defina as regras de alto nível antes de você se concentrar no design de classes individuais. Ao tomar decisões sobre arquitetura, hardware, rede, segurança, interfaces de software, componentes e bancos de dados, você limita o número de variáveis possíveis. Ao olhar para todo o projeto em primeiro lugar, você se certifica de que todos os grandes requisitos são tratados, e atua para que apenas as classes necessárias sejam adicionadas ao projeto, sem inflá-lo com informações desnecessárias.

Depois que você conseguiu organizar e delimitar o seu projeto, agora é possível concentrar-se na concepção de suas classes.

O número de arquiteturas potenciais para um projeto de um sistema de informação qualquer (um sistema de informação comum) é quase infinito. Basta pensar nas muitas tecnologias possíveis, configurações de rede, plataformas de hardware, definições de classe, linguagens de programação, técnicas de desenvolvimento, protocolos de comunicações remotas, e técnicas de banco de dados que você pode usar.

O processo para projetar a imagem sistêmica do projeto de software envolve as etapas e considerações que veremos a seguir.

Copyright © 2014 AIEC.