2.2. Reveja os sistemas atuais

Se o seu sistema irá substituir o sistema atual, analise a arquitetura desse sistema. Analise não só os problemas atuais, mas identifique também os pontos positivos. Observe a necessidade de troca de dados, isso às vezes tem um impacto profundo na arquitetura do sistema. Muitas vezes o melhor é manter a arquitetura já implantada, outras vezes você poderá optar por arquiteturas mais modernas.

2.3. Defina a arquitetura

Finalmente, de posse dos principais requisitos e da situação dos sistemas atuais, você já poderá definir a arquitetura do seu sistema. Às vezes existem algumas alternativas a serem validadas e analisadas, e miniprojetos de validação podem ser necessários para analisar a opção mais viável:

Tudo isso fará parte da definição da arquitetura. Muitas vezes são necessários testes de validação da arquitetura, isso ajuda a garantir que a definição proposta será viável. Nessa fase é comum fazermos uma miniaplicação (chama comumente de “ping” ou “hello”) rodar para garantir que todos os componentes arquiteturais definidos são viáveis.

Políticas de segurança, backup e restauração devem fazer parte da arquitetura.

Copyright © 2014 AIEC.