Já falamos que o principal passo para construir um sistema é a “decomposição do sistema”. Nesta etapa, você precisará identificar as “peças lógicas” do seu sistema, a partir da visão sistêmica que você já construiu (uma visão completa do que o sistema deve fazer).
Leia aqui uma analogia em que seu sistema seja “estruturar uma cozinha completa”.
Veja essa outra análise: os componentes de um sistema NÃO são os módulos do sistema: cadastro tal, relatório tal etc.; os componentes do sistema são mais parecidos com isso: interface de usuário, gerador de relatórios, persistência de dados, componentes de segurança etc.
É como um jogo de Lego, onde ao juntar as pecinhas plásticas de uma determinada forma, você cria um animal, uma casa ou um carrinho.
Suponha uma analogia em que seu sistema seja “estruturar uma cozinha completa”. Você pode pensar em peças independentes como o fogão, a geladeira, os armários, a batedeira, o liquidificador, etc. Cada componente desses é completo e independente; se necessário, podemos pegar a geladeira e trocá-la por uma mais moderna, podemos pegar o fogão e utilizá-lo em outro lugar. Tudo é flexível e mutável. Essa é a ideia por trás dos componentes de um sistema.
X