4. Construindo peças lógicas

Já falamos que o principal passo para construir um sistema é a “decomposição do sistema”. Nesta etapa, você precisará identificar as “peças lógicas” do seu sistema, a partir da visão sistêmica que você já construiu (uma visão completa do que o sistema deve fazer).

Essas peças lógicas devem ser definidas de tal modo que sejam completas e independentes nas tarefas que elas fazem, sendo assim possível criar um conjunto de peças que possam ser substituídas por outras peças equivalentes e/ou reutilizadas por outros sistemas.

Leia aqui uma analogia em que seu sistema seja “estruturar uma cozinha completa”.

Veja essa outra análise: os componentes de um sistema NÃO são os módulos do sistema: cadastro tal, relatório tal etc.; os componentes do sistema são mais parecidos com isso: interface de usuário, gerador de relatórios, persistência de dados, componentes de segurança etc.

A ideia é que você tenha uma série de componentes prontos que, ao juntá-los sobre uma lógica específica, você criará o seu sistema.

É como um jogo de Lego, onde ao juntar as pecinhas plásticas de uma determinada forma, você cria um animal, uma casa ou um carrinho.

Copyright © 2014 AIEC.