Resumo

Neste módulo, aprendemos que:

  1. A técnica 5W2H é interessantíssima para facilitar a coleta de informações relativas à modelagem de sistemas.
  2. A técnica 5w2H é aplicada por meio de entrevistas a todos os interessados pela aplicação: usuários finais, usuários potenciais, gestores, etc.
  3. A técnica 5H2W é composta pelos seguintes elementos:
    1. What – o que – define o que é o conceito.
    2. Why – por que – apresenta uma justificativa pela qual o item deve pertencer ao projeto.
    3. When – quando – apresenta eventos temporais que implicam em requisitos para o sistema.
    4. Who – quem – identifica os usuários e sistemas que interagem com o projeto.
    5. Where – onde – apresenta locais físicos e interfaces onde o sistema deve funcionar.
    6. How – como – identifica como o sistema funciona, seus fluxos e todas as características pertinentes ao relacionamento dos componentes.
    7. How much – quanto custa – estimativas de custo do projeto.
  4. Todo projeto deve iniciar com uma visão sistêmica que defina todo o seu escopo, depois devemos fatiar o sistema em partes menores a fim de se obter os detalhes de cada parte.
  5. Cada sistema prioriza uma ou mais questões em particular, identificá-las no começo do projeto é fundamental para que uma estratégia correta seja definida. Os critérios de priorização são: requisitos funcionais, flexibilidade, arquiteturas modernas, performance, custo e prazo.
  6. A definição da arquitetura depende de vários fatores, os principais são: decomposição do sistema, interfaces, hardware, componentes e implantação.
  7. A construção de um sistema deve ser preferencialmente orientada à arquitetura, que pode prever uma orientação por camadas ou por casos de uso, por exemplo.
  8. As classes devem ser empacotadas de acordo com a estratégia adotada, formando subsistemas. Futuramente, os subsistemas serão organizados em pacotes, que serão codificados e implantados no ambiente físico.
  9. Subsistemas podem incluir outros subsistemas. Um subsistema pode ser desenhado pelas suas interfaces utilizando diagramas de classes que expressam suas informações e funcionalidades.
  10. Softwares de modelagem utilizam subsistemas para organizar as informações, também criam uma espécie de índice que facilita ao modelador identificar os itens de modelagem.
  11. Copyright © 2014 AIEC.