Considere mais uma vez a analogia com os edifícios. Quando decidimos que precisamos de uma nova casa ou apartamento, ou uma reforma em nossa moradia atual, iniciamos um processo de raciocínio sobre as nossas necessidades, independentemente de como eles podem ser satisfeitos. Nós pensamos na quantidade de quartos, no estilo de janelas, como será a iluminação e assim por diante. Temos experiência com habitação, e esta experiência nos permite raciocinar rapidamente e articuladamente sobre nossos desejos.
Entretanto, sem o conhecimento necessário, é possível fazermos análises de custo e cronograma para atender às necessidades? A resposta é não.
Assim é com o software. Especificação de requisitos de forma independente de qualquer preocupação com o modo como esses requisitos podem ser atendidos leva à dificuldade na avaliação da praticidade, prazo para o desenvolvimento ou custo do projeto.
|
Vendo o que pode ser feito em outros sistemas, por outro lado, que tipo de interfaces com o usuário está disponível, o que o novo hardware é capaz de fazer, que tipo de serviços podem ser prestados, pode facilitar a implementação e pode servir para nortear a análise e requisitos. |