Em segundo lugar, o modelo de arquitetura pode ser examinado por coerência com os requisitos. Ou seja, os requisitos e a arquitetura devem ser consistentes entre si.

Em terceiro lugar, o modelo de arquitetura pode ser utilizado na determinação de estratégia de teste a ser aplicada ao código-fonte. Como a arquitetura fornece o projeto para o código-fonte, a coerência entre elas é essencial. Desta forma, a arquitetura serve como fonte de informações para a definição de testes baseados nas especificações.

Na mesma linha, a arquitetura pode proporcionar um meio de antecipar os testes gerando redução de custos e contribuindo para diminuir o cronograma do projeto. Por exemplo, se um componente específico é reutilizado em uma nova arquitetura, os testes unitários podem ser reduzidos se a análise da arquitetura confirma que o contexto e as condições de utilização deste componente são as mesmas (ou mais limitado) do que o uso anterior.

Como observado, um desenvolvimento focado na arquitetura fornece uma variedade de novas e significativas oportunidades para avaliar e, consequentemente, possibilitar a melhoria da qualidade dos sistemas.
Copyright © 2016 AIEC.