Podemos definir as perspectivas como um conjunto de decisões de projeto de arquitetura.

A noção de uma perspectiva arquitetônica é destacar alguns aspectos de uma arquitetura enquanto outros aspectos são identificados.

As arquiteturas de software abrangem as decisões tomadas por uma grande variedade de interessados em diferentes níveis de detalhe e abstração. O objetivo é focar a atenção, por exemplo, para fins de análise, a um subconjunto das decisões.

Outra perspectiva é a implementação. Um sistema de software não pode cumprir seu propósito até que seja implantada, ou seja, até que seus módulos executáveis sejam fisicamente colocados sobre os dispositivos de hardware em que se destinam a ser executados.

A perspectiva de implantação de uma arquitetura pode ser fundamental para avaliar se o sistema será capaz de satisfazer as suas necessidades. Por exemplo, colocar muitos componentes grandes em um pequeno dispositivo com memória e potência da CPU limitadas, ou a transferência de grandes volumes de dados através de uma conexão de rede com baixa largura de banda vai impactar negativamente o sistema.

Copyright © 2016 AIEC.