Resumo
Neste módulo vimos que a Arquitetura de Software é a organização fundamental de um sistema, representada por seus componentes, seus relacionamentos com o ambiente, e pelos princípios que conduzem seu design e evolução.
Também vimos como uma visão adequada da arquitetura de software afeta todos os aspectos das atividades de engenharia de software. Esta influência se dá da seguinte forma:
- A atividade requisitos é vista como uma parceira da atividade de arquitetura, em que produtos e projetos anteriores fornecem o vocabulário para articular novas exigências, e em que novas ideias de design fornecem a inspiração para estratégias e exigências para o detalhamento dos requisitos do produto.
- A atividade de projeto é enriquecida por técnicas que exploram os conhecimentos adquiridos no desenvolvimento de produtos anteriores.
- A atividade de implementação é centrada na criação de uma implementação fiel da arquitetura e utiliza uma variedade de técnicas para alcançar isso de uma forma eficaz em termos de custos,
- As atividades de análise e de teste podem ser focadas e orientadas pela arquitetura, que oferece a perspectiva de detecção mais precoce de erros e exames mais eficientes e eficazes do produto. Qualidade superior a um preço mais baixo deve ser o resultado.
Foram apresentadas as principais responsabilidades de um arquiteto de software e o perfil deste importante profissional.
Foram explorados ainda alguns conceitos básicos da arquitetura de software como:
Arquitetura de Referência, Arquitetura Prescritiva, Arquitetura Descritiva, Degradação Arquitetônica, Perspectivas arquitetônicas, Componentes, Conectores, Configuração, Estilo Arquitetural, Padrão Arquitetural e Modelos.
Copyright © 2016 AIEC.