1 - Características da Arquitetura de Software

Em nosso módulo anterior definimos a arquitetura de software como a organização fundamental de um sistema, representada por seus componentes, seus relacionamentos com o ambiente, e pelos princípios que conduzem seu design e evolução. Analisando esta definição com um pouco mais de atenção, podemos extrair algumas das características fundamentais da arquitetura de software. Estas características que abordaremos a seguir.

1.1- Arquitetura define a estrutura

Muito do tempo de um arquiteto está ocupado em estruturar de forma sensata uma aplicação através de um conjunto de componentes inter-relacionados, módulos, objetos ou qualquer unidade de particionamento software.

Uma arquitetura deve ser projetada para atender às necessidades específicas e às restrições da aplicação a que se destina.

Por exemplo, um requisito para um sistema de gerenciamento de informações: pode ser que este aplicativo seja distribuído em diferentes localizações e que uma determinada funcionalidade bem como seus dados deve estar concentrados em um local único. Outro requisito é que as funcionalidades do aplicativo devem estar acessíveis a partir de um navegador web. Todas estas necessidades podem impor algum tipo de restrição estrutural para a aplicação e, simultaneamente, possiblitar uma arquitetura onde exista uma coleção de componentes relacionados.

Ao particionar um aplicativo, o arquiteto atribui responsabilidades para cada componente. Estas responsabilidades definem as tarefas que cada componente tem dentro do aplicativo. Deste modo, cada componente desempenha um papel específico na aplicação, e o conjunto global do componente que compreende a arquitetura para fornecer as funcionalidades requeridas para o sistema.

Copyright © 2016 AIEC.