1.2 - Comunicação Específica entre os Componentes da Arquitetura

Quando um aplicativo é dividido em um conjunto de componentes, torna-se necessário pensar sobre como esses componentes irão se comunicar. Os componentes em uma aplicação podem existir no mesmo endereço, e se comunicar através de chamadas de método simples. Eles podem ser executados em diferentes segmentos ou processos, e se comunicar através de mecanismos de sincronização. Ou múltiplos componentes podem precisar ser simultaneamente informados quando ocorre uma ação no ambiente da aplicação. Existem diferentes possibilidades.

Uma série de estruturas utilizadas com sucesso na comunicação de certos tipos de comunicação entre componentes foi catalogada através de padrões. Esses padrões são essencialmente plantas de arquitetura reutilizáveis que descrevem a estrutura e interação entre coleções de componentes participantes.

Cada padrão tem características que o tornam adequado para usar em tipos particulares satisfazendo-se certos requisitos de arquitetura.

Por exemplo, o padrão conhecido como cliente-servidor tem várias características úteis, tais como servidores que suportam um ou mais clientes através de uma interface publicada e uma comunicação síncrona de solicitação e resposta entre os clientes e o servidor. Opcionalmente, os clientes podem estabelecer sessões com servidores, o que pode manter o estado sobre os seus clientes conectados. Arquiteturas cliente-servidor também devem fornecer um mecanismo para que os clientes localizem servidores, tratem erros e, opcionalmente, ofereçam segurança no acesso ao servidor.

Copyright © 2016 AIEC.