Atualmente, muito se tem falado de métodos ágeis de desenvolvimento de software. O mercado identificou estas metodologias como a solução para entregar projetos de software que efetivamente entregam valor para o usuário final de maneira contínua e de forma mais rápida. Métodos ágeis de desenvolvimento de software prometem apoiar feedback contínuo e absorver mudanças nos requisitos em todo o ciclo de vida de desenvolvimento de software, através de uma estreita colaboração entre clientes e desenvolvedores e permite entregas frequentes de recursos de software necessários para um sistema.
Os métodos ágeis de desenvolvimento de software são baseados no Agile Manifesto, que foi publicado por um grupo de desenvolvedores e consultores de software em 2001. Este manifesto descreve os valores fundamentais que sustentam pontos de vista da comunidade ágil sobre diferentes aspectos dos processos de desenvolvimento de software, pessoas, práticas e artefatos.
Alguns dos métodos ágeis de desenvolvimento de software mais conhecidos são:
Por este motivo, vamos limitar nossa discussão a respeito dos princípios e práticas de arquitetura para estas duas metodologias. Com isso, esperamos fornecer uma discussão mais específica, coerente e profunda de como fazer métodos ágeis e práticas de arquitetura trabalhar em harmonia para alavancar as vantagens de ambas as disciplinas para o desenvolvimento de alta qualidade e software de baixo custo forma iterativa e incremental, sem atrasos desnecessários e riscos do projeto.