4.3 - Fazendo a arquitetura e as abordagens agéis funcionarem

Com a popularização das metodologias ágeis, está ocorrendo um reconhecimento crescente da importância de prestar mais atenção aos aspectos arquitetônicos. Assim, está aumentando o número de esforços destinados a identificar os desafios técnicos e organizacionais envolvidos na integração de abordagens ágeis de desenvolvimento de software em métodos tradicionais.

Esses esforços resultaram em várias propostas para combinar os pontos fortes dos elementos centrais de cada abordagem de desenvolvimento de software.

Mesmo com estes esforços, ainda existem lacunas a serem preenchidas quando falamos em integrar processos ágeis e processos mais centrados em arquitetura.

Pode-se argumentar que um dos pré-requisitos importantes para eliminar a lacuna existente entre as abordagens ágil e arquitetônica é construir e divulgar uma base de conhecimento sobre os pontos de conflito e de conciliação entre os princípios. Tal base de conhecimento deve incluir também os desafios, os problemas e riscos que as equipes de desenvolvimento de software enfrentam quando tentam seguir os princípios de projetos ágeis que não incorporam as práticas de uma abordagem centrada em arquitetura.
Copyright © 2016 AIEC.