Resumo

Neste módulo podemos explorar com um pouco mais de profundidade o conceito de arquitetura de software. Foi possível observar que durante a definição da estrutura do sistema busca-se minimizar as dependências entre os componentes, criando uma arquitetura de baixo acoplamento.

Vimos também que, se usados adequadamente em uma arquitetura, os padrões alavancam o conhecimento de design e tornam mais fácil entender o design do sitema.

Foi abordado também que a arquitetura de software deve abordar explicitamente os aspectos não funcionais de um sitema.

Vimos que um dos mecanismos mais poderosos para descrever uma arquitetura é a decomposição hierárquica, onde inicialmente temos uma documentação informal com a estrutura e as interações do sistema de forma mais ampla e estes componentes são decompostos em mais detalhe na documentação que acompanha o design.

As diferentes formas de visualizarmos a arquitetura são denominadas visões, as quais estão divididas em: Visão lógica, Visão de processo, Visão física e Visão de desenvolvimento.

Vimos também que a indústria de software teve um direcionamento prático no qual uma infinidade de estruturas pré-construídas estão disponíveis seja através de tecnologias comerciais ou através de tecnologia open source.

Foi abordado também que, à medida que as metodologias ágeis tornam-se mais populares, é importante que a arquitetura e estas metodologias possam se unir para trazer os benefícios de ambas abordagens para os projetos de desenvolvimento de software.

Copyright © 2016 AIEC.