Mesmo entendendo a importância e a motivação de se ter uma arquitetura comporativa, ter um conjunto de declarações escritas rotuladas como princípios não significa que os princípios sejam bons, ainda que as pessoas na organização concordem com ele. Um bom conjunto de princípios se baseia em crenças e valores da organização e é expresso numa linguagem que o lado comercial da empresa entende e usa. Por outro lado, é importante que o lado do negócio entenda o orçamento da área de TI e o motivo pelo qual os recursos estão sendo destinados a esta área.
Os princípios da arquitetura corporativa precisam conduzir o comportamento dentro da organização de TI. Princípios devem ser em número reduzido, ser voltada para o futuro, e ser aprovado e defendido pelos gestores de TI e de negócio. Eles fornecem uma base para a tomada de decisões de Arquitetura e Planejamento, elaboração de políticas, procedimentos e padrões, e apoiam a resolução de situações contraditórias.
Um conjunto de princípios ruim cairá rapidamente em desuso, e as políticas e normas soarão como arbitrárias e, portanto, carecerão de credibilidade. Existem vários critérios que caracterizam um bom conjunto de princípios. São eles:
Os princípios subjacentes podem ser rapidamente apreendidos e compreendidos por pessoas em toda a organização. A intenção do princípio é clara e inequívoca, de modo que as violações sejam reduzidas.
XSubsidia a tomada de decisão de boa qualidade sobre os planos a serem realizados, e sobre as políticas e normas a serem criadas. Cada princípio deve ser suficientemente preciso para apoiar a tomada de decisões consistentes em situações complexas e potencialmente controversas.
XTodo princípio potencialmente importante que rege a gestão de informação e tecnologia para a organização está definido. Os princípios devem cobrir todas as situações percebidas.
XOs princípios não devem ser contraditórios ao ponto em que aderir a um princípio violaria o espírito de outro. Cada palavra em um princípio deve ser cuidadosamente escolhida para permitir uma interpretação coerente, mas flexível.
XPrincípios devem ser duradouros, ainda capazes de acomodar as mudanças. Deve ser estabelecido um processo de emenda para adicionar, remover ou alterar princípios depois de serem ratificados inicialmente.
X