3.1.2 Estrutura do Framework

O Framework Zachman pretende proporcionar uma compreensão de qualquer aspecto particular de um sistema em qualquer ponto do seu desenvolvimento. A ferramenta pode ser útil na tomada de decisões sobre as alterações ou ampliações no que se refere à tecnologia de informação para a organização.

A ideia básica por trás do Framework Zachman é que a mesma coisa, seja ela simples ou complexa, possa ser descrita para fins diferentes de formas diferentes, inclusive utilizando diferentes tipos de descrições (por exemplo, textual, gráfica). Como uma matriz de duas dimensões com 6 linhas e 6 colunas, o Framework Zachman fornece trinta e seis categorias para descrever completamente a arquitetura corporativa.

Ele permite que pessoas diferentes olhem para a mesma coisa de diferentes perspectivas. Isso cria uma visão holística do ambiente.

Modelo Zachman

As duas primeiras linhas são intensamente orientadas para negócios e podem ser expressas em vocabulários orientados a negócios, enquanto que as quatro linhas inferiores estão no domínio técnico.

Conceitos de negócio da linha superior devem ser incorporados a objetos de negócios e componentes nas linhas de fundo. Os conceitos de negócio podem ser refinados ao longo do tempo, mas seus relacionamentos não devem ser alterados.

Os requisitos são capturados por coluna, e os agentes são associados com a coluna. Como a ordem das colunas não tem nenhum significado estabelecido, eles poderiam ser reorganizados para acompanhar a necessidade da empresa.

Copyright © 2016 AIEC.