3.1.2 Estrutura do Framework
O Framework Zachman pretende proporcionar uma compreensão de qualquer aspecto particular de um sistema em qualquer ponto do seu desenvolvimento. A ferramenta pode ser útil na tomada de decisões sobre as alterações ou ampliações no que se refere à tecnologia de informação para a organização.
A ideia básica por trás do Framework Zachman é que a mesma coisa, seja ela simples ou complexa, possa ser descrita para fins diferentes de formas diferentes, inclusive utilizando diferentes tipos de descrições (por exemplo, textual, gráfica). Como uma matriz de duas dimensões com 6 linhas e 6 colunas, o Framework Zachman fornece trinta e seis categorias para descrever completamente a arquitetura corporativa.
Ele permite que pessoas diferentes olhem para a mesma coisa de diferentes perspectivas. Isso cria uma visão holística do ambiente.
As duas primeiras linhas são intensamente orientadas para negócios e podem ser expressas em vocabulários orientados a negócios, enquanto que as quatro linhas inferiores estão no domínio técnico.
Conceitos de negócio da linha superior devem ser incorporados a objetos de negócios e componentes nas linhas de fundo. Os conceitos de negócio podem ser refinados ao longo do tempo, mas seus relacionamentos não devem ser alterados.
Os requisitos são capturados por coluna, e os agentes são associados com a coluna. Como a ordem das colunas não tem nenhum significado estabelecido, eles poderiam ser reorganizados para acompanhar a necessidade da empresa.
Corresponde a um resumo executivo de um planejador que quer uma estimativa do tamanho, custo e funcionalidade do sistema.
XUsado por um analista de sistemas que devem determinar os elementos de dados e funções de software que representam o modelo de negócio.
XRepresentam módulos individuais, independentes, que podem ser atribuídoss aos empreiteiros para a implementação.
XRepresenta os novos relacionamentos dentro da empresa. O projeto da organização empresarial tem a ver com a atribuição de trabalho e da estrutura de autoridade e responsabilidade. A dimensão vertical representa delegação de autoridade, ea horizontal representa a atribuição de responsabilidade.
XRepresenta o tempo, ou as relações de eventos que estabelecem critérios de desempenho e níveis quantitativos para os recursos da empresa. Isso é útil para a concepção do plano-mestre, a arquitetura de processamento, arquitetura de controle e dispositivos de temporização.
XDescreve as motivações da empresa. Isso revela os objetivos da empresa e objetivos, plano de negócios, arquitetura de conhecimento, e conhecimento de design.
XDescreve as entidades envolvidas em cada perspectiva da empresa. Exemplos incluem objetos de negócios, dados do sistema, tabelas relacionais ou definições de campo.
XMostra as funções dentro de cada perspectiva. Exemplos incluem processos de negócio, função de aplicação de software, função de hadware de computador e malha de controle de idioma.
XMostra locais e interligações dentro da empresa. Isso inclui os principais locais de visita geográficas, seções separadas dentro de uma rede logística, alocação de nós do sistema, ou até mesmo endereços de memória dentro do sistema.
X