3.2 - The Open Group Architectural Framework - TOGAF
The Open Group Architectural Framework, ou simplesmente TOGAF, foi criado pelo The Open Group no início dos anos 90.
TOGAF desempenha um papel importante para ajudar a sistematizar o processo de desenvolvimento de arquitetura, permitindo que os usuários possam construir soluções baseadas em sistemas abertos para as suas necessidades de negócios. Empresas que não adotam em uma arquitetura corporativa acabam adotando uma solução de um único fornecedor na busca de uma solução integrada. Com isso a empresa deixa de obter os benefícios, inclusive financeiros, de ter diferentes fornecedores de sistemas possíveis de serem integrados através de uma arquitetura verdadeiramente aberta.
Normalmente, uma arquitetura é desenvolvida porque as pessoas têm preocupações fundamentais que precisam ser abordadas pelos sistemas de TI dentro da organização. Tais pessoas são comumente referidas como as partes interessadas no sistema.
|
O papel do arquiteto é observar e atender às preocupações externadas pelos usuários dos sistemas de TI. O arquiteto atende às preocupações dos usuários identificando e refinando seus requisitos, apresentando diferentes visões da arquitetura que mostram como as preocupações e as necessidades serão atendidas, e mostrando as mudanças e concessões necessárias para que preocupações potencialmente conflitantes possam ser atendidas. Sem a participação do arquiteto é improvável que todas as preocupações e requisitos sejam atendidos. |
The Open Group é um consórcio de empresas de tecnologia. Atualmente, conta com mais de 400 membros. Os serviços prestados incluem estratégia, gestão, inovação e investigação, normas, certificação e desenvolvimento de testes. Entre os membros encontram-se empresas como IBM, HP, Oracle, SAP, Nasa e Departamento de Defesa Americano.
X