3.3 - The Department of Defense Architecture Framework (DoDAF)

Em meados da década de 1990, em resposta às exigências relacionadas com a articulação multisserviço e operações militares multinacionais, o Departamento de defesa discernido com a necessidade de uma formulação de um padrão arquitetônico para garantir que os sistemas militar poderia interoperar.

O objetivo do DoDAF é verificar que as descrições arquitetônicas desenvolvidas pelos vários comandos, serviços e agências são compatíveis e que, do ponto de vista técnico, as arquiteturas são utilizáveis e integrável em vários domínios organizacionais. Este quadro aborda o domínio militar e é usado principalmente pelo Departamento de Defesa.

Semelhante a qualquer outra estrutura de arquitetura, ele fornece as regras e orientações para o desenvolvimento e apresentação de descrições de arquitetura corporativa, incluindo artefatos. Ele fornece contribuição sobre a forma de descrever arquiteturas, mas não fornece mecanismos em como construir e implementar uma arquitetura específica ou como desenvolver sistemas ou um processo para aquisição de sistemas.

DoDAF está organizado em três partes:

Volume I Volume II Volume III
Fornece orientação geral sobre a necessidade e a utilização de denominações de arquitetura em DoD.
Apresenta definições dos 26 produtos contidos nos três visões do modelo.
É um Deskbook que fornece exemplos de arquiteturas que são compatíveis, abordagens para a realização de desenvolvimento arquitetura, e outras informações de suporte. Para estar em conformidade com o framework, descrições de arquitetura devem incluir o conjunto adequado de produtos e usar os termos e definições comuns especificados no quadro.
Copyright © 2016 AIEC.