Como se observa, as descrições arquitetônicas de DoDAF requerem o uso de múltiplas visões, cada uma das quais transmite diferentes aspectos da arquitetura. A arquitetura integrada do DoDAF dispõe das seguintes visões:
Todas as visões ampliam as outras visões, fornecendo contexto, descrições e um dicionário integrado de termos.
Descreve o que está acontecendo no mundo real que está a ser apoiado ou habilitado por sistemas representados na arquitetura. Atividades realizadas como parte de missões do DoD e as trocas de informações entre os profissionais associados ou organizações são os itens principais modelados em vista operacional. O ponto de vista operacional revela requerimentos para a capacidade e interoperabilidade.
XDescreve existentes e futuros sistemas e interligações físicas que suportam as necessidades DoD documentados na visão operacional.
XComposta por catálogos padrão (comercial off-the-shelf [COTS], o governo off-the-shelf [GOTS]), peças do sistema ou componentes e suas interconexões. Essa visão aumenta a capacidade de os sistemas visualizarem com detalhes técnicos e as previsões de evolução da tecnologia padrão.
X