4 - Arquitetura Corporativa X Arquitetura de Software

O que difere a arquitetura corporativa da arquitetura de software? Conhecer a existência destes dois conceitos e identificar qual o escopo de cada um é um conhecimento importante para todo profissional de TI.

CEOs de hoje sabem que a gestão eficaz e a exploração da informação através da TI são a chave para o sucesso do negócio, e os meios indispensáveis para alcançar vantagem competitiva.

A arquitetura empresarial aborda esta necessidade, fornecendo um contexto estratégico para a evolução do sistema de TI em resposta às necessidades em constante mudança do ambiente de negócios. Além disso, uma boa arquitetura corporativa permite que se atinja o equilíbrio certo entre a eficiência de TI e inovação empresarial.

Ela permite às unidades de negócios individuais inovarem em segurança na sua busca de vantagem competitiva. Ao mesmo tempo, assegura as necessidades da organização de uma estratégia integrada de TI, permitindo a sinergia mais próxima possível em toda a empresa.

Já a arquitetura de software é a disciplina que faz parte da esteira de desenvolvimento de software responsável por definir e descrever o comportamento do sistema.

A arquitetura de software serve como modelo para o sistema e do projeto que visa desenvolvê-lo, definindo as atribuições do trabalho que devem ser realizado pela equipe de design e implementação. A arquitetura é a principal responsável pelas dimenções da qualidade do sistema, tais como desempenho, facilidade em absorver as mudanças e segurança, nenhuma das quais pode ser alcançada sem uma visão de arquitetura unificada.

Arquitetura é a forma para realizar a análise, cedo no desenvolvimento de software, para se certificar de que uma abordagem de projeto irá produzir um sistema aceitável. Através da construção de arquitetura eficaz, você pode identificar os riscos do projeto e mitigá-los logo no início do processo de desenvolvimento.
Copyright © 2016 AIEC.