2 - Sistema de Fluxo de Dados

Um sistema de fluxo de dados tem como premissa o transporte e a transformação de dados para atender aos requisitos específicos de um sistema. Desta forma, este tipo de sistema pode ser decomposto em:

Como o próprio nome sugere, os componentes de trabalho são responsáveis por realizar as transformações dos dados que necessitam ocorrer antes que estes dados possam ser transportados para os outros compoentes.

Exemplos de trabalhos ocorridos nestes tipos de componentes são: criptografia, descriptografia, compressão e descompressão.

Os componentes de transporte, por sua vez, são responsáveis por realizar a gestão e controle dos mecanismos de transporte de dados, que podem incluir a comunicação entre processos, comunicação baseada em soquete e interfaces seriais.

Os componentes de trabalho e os componentes de transporte se combinam para formar elementos arquitetônicos dos sistemas de fluxo de dados. Sistemas de fluxo de dados fornecem os meios para a transformação de dados, que ocorrem em série ou em paralelo, o que ajuda a melhorar o desempenho do sistema através da adição de simultaneidade para o sistema. Um exemplo de um padrão de arquitetura para sistemas de fluxo de dados é o padrão de arquitetura Pipe e Filter, que veremos a seguir.

Copyright © 2016 AIEC.