5.1 - Programa principal e sub-rotinas

O padrão arquitetônico de programa principal e sub-rotina é popular em sistemas que são projetados usando a estratégia de design estruturado (ou funcional).

Nestes sistemas, um componente principal contém os principais dados para o programa, que é compartilhado entre os componentes que residem em níveis mais baixos da hierarquia. Cada nível da hierarquia representa refinamentos do sistema, de modo que o nível n fornece o nível principal; nível n + 1 fornece refinamentos de serviços; n + 2 fornece mesmo refinamentos, e assim por diante. Este processo continua até que o sistema seja decomposto em um conjunto apropriado de componentes ou sub-rotinas.

Os principais componentes identificados no padrão de arquitetura de programa principal e sub-rotina incluem um componente principal, que armazena todos os dados, e vários subcomponentes que realizam operações detalhadas do sistema.

Os sistemas baseados nesse padrão de arquitetura têm como principal benefício sua decomposição estruturada. Esta decomposição proporciona componentes independentes e com uma única finalidade, o que torna mais fácil de entender, gerenciar, depurar e reutilizar.

Os principais benefícios associados ao padrão de arquitetura de programa principal e sub-rotina principal são:

Copyright © 2016 AIEC.