5.2 - Padrão de Camadas

O padrão de arquitetura de programa principal e sub-rotina conduz a estruturas hierárquicas que se expandem verticalmente e horizontalmente, com cada nível de hierarquia contendo um ou mais componentes que podem interagir com um ou mais componentes com níveis mais baixos da hierarquia.

Uma forma mais restrita da estrutura hierárquica envolve que cada camada pode ter um componente principal, que pode ser composto internamente de vários componentes, que fornece uma interface unificada para comunicação com componentes que residem imediatamente abaixo na estrutura de hierarquia. Esta forma de colaboração restrita é definida como arquitetura em camadas.

Com o padrão de arquitetura em camadas, o trabalho realizado para implementar uma função do sistema é mais compartimentada do que no programa principal e sub-rotina. Ele é usado quando o sistema pode ser decomposto em camadas coesas com uma forma estruturada de interface entre as camadas.

A arquitectura em camadas é amplamente utilizada em sistemas como a pilha de comunicação de um sistema operacional, onde cada camada é uma abstração das principais funções de comunicação do sistema operacional. Cada camada também depende dos serviços de outras camadas diretamente abaixo para criar pacotes de comunicação e para proporcionar qualidade de serviço, serviços de roteamento, comunicação ponto a ponto e transmissão usando as diferentes camadas físicas. Desta forma, as regras podem ser impostas a arquitetura lógica do sistema para restringir o acesso entre os componentes, diminuindo o acoplamento e aumentando a sua manutenibilidade e portabilidade.

Copyright © 2016 AIEC.