Este módulo estudamos os padrões de arquitetura Centrados nos Dados, Fluxo de Dados, Sistema Distribuído, Sistemas interativos e Sistemas Hierárquicos.
Para atingir este objetivo, iniciamos entendendo o que são estilos arquitetônicos e padrões arquitetônicos. Os estilos arquitetônicos fornecem soluções arquitetônicas, genéricos e reutilizáveis de uma forma que possa ser facilmente compreendida e aplicada a novos problemas que exigem características arquitetônicas semelhantes. Já o padrão descreve uma solução para um problema que ocorre com frequência durante o desenvolvimento de software, podendo ser considerado como um par “problema/solução”.
Nos Sistemas centrados nos dados vimos que estes sistemas são decompostos principalmente em torno de repositório central de dados. Portanto, as responsabilidades típicas encontradas nos componentes do sistema centrado em dados incluem um gerenciador de dados centralizado e vários componentes de trabalho. Como exemplo deste tipo de padrão foi apresentado o padrão quadro-negro. Neste padrão, componentes de sistemas funcionam em torno de um componente central de dados, o quadro-negro, para fornecer soluções para problemas complexos.
Nos Sistemas de Fluxo de Dados vimos que têm como premissa o transporte e a transformação de dados para atender aos requisitos específicos de um sistema. Desta forma, este tipo de sistema pode ser decomposto em componentes de trabalho e nos componentes de transportes. Como exemplo deste tipo de padrão foi apresentado o padrão Filtro e Tubo. O padrão de arquitetura Pipe (tubo) e Filter (filtro) se decompõe em componentes que realizam duas funções principais: processamento e transformação de dados e transferência de dados entre componentes.