Os Sistemas Distribuídos são conhecidos como sistemas decompostos em vários processos que colaboram através da rede. Este padrão é amplamente difundido atualmente graças a tecnologias como: internet móvel e sem fio. Neste padrão estudamos o Padrão Cliente-Servidor, que decompõe sistemas de software em dois componentes principais: o cliente e o servidor. Esses componentes são manifestados como processos individuais que podem ser distribuídos através da rede ou dentro de um único nó (computador). Vimos também o Padrão Broker, que fornece mecanismos para alcançar uma melhor flexibilidade entre clientes e servidores em um ambiente distribuído.
Os Sistemas interativos são sistemas que suportam interações do usuário, geralmente por meio de interfaces de usuário. Neste padrão estudamos o Padrão Modelo-Visão-Controlador (Model-View-Controller). O MVC é usado em aplicações interativas que exigem flexibilidade na interface do sistema. Com o MVC, os sistemas são decompostos em três componentes principais que lidam de forma independente: componente de entrada, processamento e saída do sistema.
Os Sistemas hierárquicos são sistemas nos quais componentes podem ser estruturados de forma hierárquica, de modo que os componentes existem em diferentes níveis de abstração e cada nível aborda uma preocupação particular do sistema de software. Estudamos aqui o padrão arquitetônico de programa principal e sub-rotina muito popular em sistemas que são projetados usando a estratégia de design estruturado (ou funcional). Nestes sistemas, um componente principal contém os principais dados para o programa, que é compartilhado entre os componentes que residem em níveis mais baixos da hierarquia.
Ainda em sistemas hierárquicos, estudamos, por fim, a arquitetura em camadas onde uma forma mais restrita da estrutura hierárquica envolve que cada camada pode ter um componente principal, que pode ser composto internamente de vários componentes, que fornece uma interface unificada para comunicação com componentes que residem imediatamente abaixo na estrutura de hierarquia.