2.2 - Interoperabilidade
É raro encontrarmos uma aplicação que não se comunica com outras aplicações. Aplicações de nível corporativo particularmente necessitam se comunicar por meio das fronteiras internas e externas da organização de uma maneira heterogênea e distribuída. Na maioria das vezes tem-se um controle limitado sobre os outros sistemas com os quais se tem que interagir.
Conforme apresentado a figura a seguir.
A interoperabilidade pode ser encarada como um problema de mapeamento de modelo horizontal e interações. Para simplificar, vamos supor que temos dois conjuntos de modelos para dois sistemas diferentes, conforme apresentado na figura. A interação entre os níveis mais altos pode ser analisada e modelada. A interação entre os modelos pode então ser detalhada e os elementos envolvidos no mapeamento de alto nível podem ser facilmente rastreados ou mesmo automaticamente traduzidos em elementos de nível mais baixo.
O mesmo problema pode também ser visto como um problema de refinamento de um único modelo de alto nível em vários modelos de operação entre duas ou mais plataformas. Saiba+
Diferentes partes dos modelos de nível superior são refinadas em modelos específicos para diferentes plataformas. Associações nos modelos originais são refinadas em canais de comunicação ou bancos de dados entre modelos específicos de plataforma compartilhada.
X