Embora seja possível praticar partes do MDA sem suporte de ferramentas, isso não é recomendado para quem busca produtividade e qualidade no desenvolvimento. Uma grande parcela dos padrões é destinada às ferramentas e a interoperabilidade entre estas ferramentas. Alguns padrões são destinados a serem legíveis por máquina, dificultando a leitura sem o apoio de ferramentas de software.
Desde o surgimento dos padrões MDA que uma infinidade de ferramentas passou a suportar este padrão, todas com características e capacidades muito diferentes entre si. A falta de definição do MDA em certas características tem causado problemas em termos de interoperabilidade entre ferramentas e para a consequente reutilização.
|
Basicamente, uma ferramenta MDA é uma ferramenta utilizada para desenvolver, interpretar, comparar, alinhar, medir, verificar e transformar modelos ou metamodelos.
|
Em qualquer abordagem MDA temos essencialmente dois tipos de modelos:
Veja um exemplo.
Por exemplo, um analista pode criar um modelo UML inicial da sua observação de alguma situação de negócios enquanto um modelo Java pode ser automaticamente derivado a partir deste modelo UML por uma operação de transformação do modelo.
X