Uma ferramenta de MDA pode ser classificada de acordo com os seguintes tipos:
Algumas ferramentas podem executar mais de uma função. Por exemplo, algumas ferramentas de criação também podem ter capacidade de transformação e de teste. Existem outras ferramentas que são exclusivamente para a criação, para fins de apresentação gráfica ou para transformação.
Discutiremos a seguir alguns exemplos de ferramentas que suportam o MDA. Estas ferramentas estão ligadas à plataforma J2EE/JAVA em virtude de sua ampla utilização do MDA.
Ferramenta usada para verificar modelos para a completude, inconsistências ou erros e condições que necessitam de algum tipo de alerta. Também é usado para calcular as métricas para o modelo.
XFerramenta usada para transformar modelos em outros modelos ou em código e documentação.
XFerramenta utilizada para compor vários modelos de origem, de preferência em conformidade com o mesmo metamodelo.
XUma ferramenta usada para simular a execução de um sistema representado por um determinado modelo. Isto está relacionado com o tema da execução do modelo.
XA ferramenta destina-se a lidar com as relações entre os diferentes modelos, incluindo os metadados de cada modelo, por exemplo, autor, data de criação ou modificação, método de criação.
XFerramenta que se destina a transformar código-fonte legado em modelos permitindo identificar os componentes do sistema e o seus inter-relacionamentos e criar representações do sistema em níveis mais altos de abstração.
X