Resumo

MDA é um padrão amplamente utilizado na indústria de software e continua a evoluir. O MDA impacta diretamente as práticas de arquitetura de software, uma vez que requer que a equipe de arquitetura crie modelos formais de sua aplicação usando linguagens de modelagem rigorosamente definidos e ferramentas de apoio.

Isso significa que é necessário elevar o nível de abstração para modelos de arquitetura. A indústria de software tem buscado elevar os níveis de abstração no desenvolvimento de software e o MDA, através de seus modelos, é uma iniciativa para deixar o desenvolvimento em um nível ainda mais abstrato.

Existe uma série de ferramentas que suportam MDA. Estas ferramentas podem ser classificadas em: Ferramenta de Criação, Ferramenta de Análise, Ferramenta de Transformação, Ferramenta de Composição, Ferramenta de Teste, Ferramenta de Simulação Ferramenta de Gerenciamento de Metadados e Ferramenta de Engenharia Reversa.

Os modelos de domínio e modelos de sistema, definidos na MDA, são abstrações e diferentes pontos de vista dos modelos de arquitetura de software. O MOF e o mecanismo de UML Profiles permitem que a UML seja estendida para modelar requisitos e endereçando especificamente os requisitos não funcionais.

Copyright © 2016 AIEC.