Diante deste cenário, você precisará dar manutenção em todo o seu programa principal, pois ele foi desenvolvido de forma monolítica.

No momento de fazer nova apresentação para o cliente, novas alterações foram solicitadas e mais uma vez você precisará dar manutenção em seu programa principal para acomodar as mudanças solicitadas pelo cliente.

Entretanto, ao invés de sair alterando o programa principal, você resolve analisar a situação e fazer uma alteração estrutural em seu programa.

O seu programa monolítico agora será dividido em três partes distintas:

  1. A parte mais alta apresenta as funções para a apresentação na tela do usuário.
  2. A parte central é responsável pelo tratamento da informação, é ela que faz o acesso às funções do sistema operacional e com a apresentação.
  3. A parte mais abaixo é responsável pelo serviço específico do sistema operacional.

O resultado desta sua alteração é apresentado na figura abaixo.

Note que a alteração fez com que o programa passasse de monolítico para uma arquitetura em camada, permitindo acomodar mudanças mais facilmente. Com isso, caso seja solicitada uma nova forma de apresentar as informações, basta que a camada superior seja alterada. Caso a alteração seja solicitada para o sistema operacional a ser exibido, basta que as camadas central e a mais baixa sejam alteradas, sem a necessidade de alterar a camada de apresentação. Assim, novas alterações não necessitarão que todo o sistema seja alterado.

Copyright © 2016 AIEC.