3 - Sistemas Orientados a Serviços

A mudança para sistemas orientados a serviços está sendo impulsionada pela necessidade de integrar as aplicações e os sistemas que suportam o negócio. A maioria das tecnologias de integração existentes são fechadas ou proprietárias e só permitem a integração de aplicativos criados na mesma tecnologia, a menos que a organização esteja disposta a arcar com o custo de comprar ou escrever um adaptador complexo com esta finalidade. Estas restrições podem até ser aceitáveis dentro de uma organização, embora, mesmo nesta situação, as chances das aplicações e dos sistemas serem compatíveis são bastante raras.

A necessidade de integração de sistemas de negócios existe onde há sistemas de negócios. Esta integração tem sido tradicionalmente tratada através da troca de documentos em papel, tais como citações, faturas e encomendas. Estes documentos tradicionais ainda são usados até hoje, mas agora eles são quase sempre produzidos por sistemas informatizados.

A economia de custo e eficiência proporcionada por se livrar do papel e sistemas de negócios que integram diretamente sistemas baseados em computador é óbvia, mas não é uma tarefa simples. Mas, o advento dos serviços de Internet mudou totalmente esse quadro. A Internet agora potencialmente conecta cada sistema de computador em uma rede global permitindo que as empresas enviem documentos eletronicamente para seus parceiros e clientes em qualquer parte do mundo, rapidamente e com baixo custo.

Os serviços Web abordam a outra parte do problema, fornecendo um conjunto único de normas de integração de aplicativos que são implementados por todos os principais fornecedores e são enviados como parte integrante de todas as plataformas. O resultado deste cenário é que a integração em nível de negócio está se tornando relativamente fácil, barata e comum.
Copyright © 2016 AIEC.