3.3 - Compartilhar esquemas e contratos e não implementações

Anos de experiência têm mostrado que a construção de sistemas de grande escala integrados, robustos e confiáveis é uma tarefa difícil. Construir esses sistemas de componentes usando diferentes modelos de programação e correndo em diferentes plataformas é muito mais difícil. A tecnologia orientada a serviços endereça este problema deliberadamente apontando para a simplicidade, tanto quanto possível.

Serviços não são objetos remotos com herança e métodos de execução complexa, nem são componentes que suportam eventos, propriedades e chamadas de método. Serviços são apenas aplicações que recebem e enviam mensagens. Clientes e serviços compartilham nada mais do que as definições dessas mensagens, e certamente não compartilham código de método ou ambientes de execução complexas.

Tudo o que um aplicativo precisa saber sobre um serviço é o seu contrato:

As aplicações cliente podem usar esse contrato para construir mensagens de pedido para enviar a um serviço, e serviços podem usar seus esquemas para validar as mensagens recebidas e verificar se elas estão corretamente formatadas.

Copyright © 2016 AIEC.