4.1 - Benefícios
Os defensores do SOA acreditam que esta arquitetura pode ajudar as empresas a responderem mais rapidamente e de forma mais eficiente às mudanças nas condições de mercado. Este estilo de arquitetura é capaz de promover a reutilização de serviços e simplificar a interligação de aplicações.
Outra vantagem é que, como a integração entre as aplicações ocorre no nível das mensagens, a linguagem de programação e tecnologia utilizada não é relevante no uso desta arquitetura. O que permite, inclusive, que sistemas desenvolvidos em diferentes linguagens possam ser integrados de maneira relativamente simples.
Esta arquitetura também permite a obtenção de métricas de utilização de forma facilitada.
Esta arquitetura proporciona uma forma simplificada de comunicação entre diferentes empresas. Uma vez que um serviço está exposto, é possível que outra empresa possa utilizar e se beneficiar de um serviço, bastando para isso seguir os padrões de segurança e utilizar a assinatura do serviço corretamente.
Outro benefício indireto do SOA é que simplifica drasticamente os testes. Serviços são autônomos, com interfaces plenamente documentadas e separadas das preocupações transversais da implementação.
Por exemplo, é possível quantificar o número de vezes que um determinado serviço foi utilizado. Esta característica é capaz de fornecer informações relevantes para o negócio sem a necessidade de escrever relatórios complexos.
X