4.3 - UDDI, WSDL e Metadados
Os Serviços SOAP são normalmente descritos usando WSDL (Web Services Description Language) e podem ser localizados através de pesquisa em um diretório UDDI (Universal Description, Discovery and Integration).
UDDI provou ser o menos utilizado até agora dos três padrões originais de serviços Web. UDDI é importante, dependendo da importância que você dá para a capacidade de descobrir dinamicamente e fazer o link do serviço à sua aplicação. As pessoas estão desenvolvendo serviços Web complexos sem o uso de diretórios UDDI globais, utilizando outro método de encontrar serviços como o contato pessoal ou listas publicadas de serviços em sites da Web.
WSDL é usado para descrever serviços Web, incluindo as suas interfaces, métodos e parâmetros. A descrição WSDL de um serviço chamado StockQuoteService que proporciona uma única operação denominada GetLastTrade-price. WSDL é bem suportado pelos ambientes de desenvolvimento, como Visual Studio e WebSphere. Estas ferramentas podem gerar WSDL automaticamente e tornar mais fácil para os desenvolvedores a escrever código que chama esses serviços. Um efeito colateral adverso deste apoio da ferramenta é que ela tende a incentivar os desenvolvedores a pensar em serviços como métodos remotos.