Como vimos, são várias as atribuições e responsabilidades de um arquiteto de software. A fim de orientar o trabalho deste profissional foi estabelecido um processo básico para a definição da arquitetura do aplicativo.

A figura a seguir mostra um processo de três passos simples que norteiam a definição da arquitetura durante o design da aplicação.

Um processo de projeto de arquitetura de três passos

Este processo iterativo é inerente da arquitetura. Uma vez que um projeto é proposto, validá-lo pode mostrar que o projeto precisa de modificação, ou que certos requisitos precisam ser mais bem definidos e compreendidos. Estes levam a melhorias para o projeto, validação subsequente, e assim por diante, até que a equipe de design considere que as exigências foram atendidas.

É importante observar a flexibilidade deste processo. A definição da arquitetura é taxada como onerosa pela comunidade de métodos ágeis, mas na realidade ele não precisa ser. Se você estiver trabalhando em um projeto usando métodos ágeis, você pode querer ter algumas iterações iniciais (sprints, por exemplo) que incidem sobre o estabelecimento de sua arquitetura geral. O resultado dessas iterações será uma linha de base arquitetural que encarna e valida as decisões importantes de design do sistema. Iterações subsequentes detalham e complementam esta arquitetura base para atender às novas funcionalidades. Com a arquitetura definida no início do projeto, a refatoração se torna mais simples, proporcionando uma base sólida para a aplicação.

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