2.1 - Selecionando o Framework de Arquitetura
A maioria das aplicações de sucesso baseia-se em relação a um pequeno número de arquiteturas. Há uma boa razão para isso – elas funcionam. Aproveitando soluções conhecidas minimiza os riscos que uma aplicação irá falhar devido a uma arquitetura inadequada.
Assim, a etapa inicial do projeto envolve a seleção de uma estrutura de arquitetura que possa satisfazer os requisitos essenciais. Para pequenas aplicações, um único padrão de arquitetura pode ser suficiente. Para aplicações mais complexas, o projeto pode incorporar um ou mais padrões conhecidos, com o arquiteto especificando como esses padrões se integrarão e formarão a arquitetura geral.
|
Não há qualquer fórmula mágica para projetar a estrutura da arquitetura. Um pré-requisito, no entanto, é entender como cada um dos principais padrões arquiteturais endereçam os requisitos de qualidade.
|
Alguns dos principais padrões utilizados e como eles abordam os requisitos comuns de qualidade estão listados abaixo e serão descritos a seguir. São eles: