As propriedades principais do modelo Coordenador de Processo são:
O coordenador de processo encapsula a sequência de passos necessários para cumprir o processo de negócio. A sequência pode ser arbitrariamente complexa. O coordenador é um único ponto de definição para o processo de negócio, tornando-o mais fácil de compreender e de modificar. Ao receber uma requisição de iniciação de um processo, ele chama os servidores definidos no processo e emite o resultado.
Os componentes do servidor não estão cientes do seu papel no processo global de negócios, e da ordem das etapas do processo. Os servidores simplesmente definem um conjunto de serviços que podem ser executados, e o coordenador chama-os quando necessário, como parte do processo de negócio.
As comunicações entre o coordenador e os servidores podem ser síncronas ou assíncronas. Para comunicações síncronas, o coordenador aguarda até que o servidor responda. Para a comunicação assíncrona, o coordenador fornece um callback ou uma fila de resposta e espera até que o servidor responda usando o mecanismo definido.
A figura abaixo apresenta um exemplo de uma aplicação com o padrão Coordenador de Processo.