Para serem significativos, os requisitos de atributos de qualidade devem ser específicos sobre como um aplicativo deve atingir uma determinada necessidade. Um problema comum encontrado regularmente em documentos de arquitetura são requisitos muito genéricos, tais como "A requisição deve ser escalável".

Este tipo de requisito é demasiadamente impreciso e realmente não é útil a ninguém. Os requisitos de escalabilidade são muitos e variados, e referem-se a diferentes características da aplicação. Definir quais medidas de escalabilidade devem ser suportadas pelo sistema é crucial do ponto de vista arquitetônico. É, portanto, vital definir os requisitos de atributos de qualidade de forma mais concreta possível.

Um exemplo de uma correta especificação de um requisito de qualidade seria:

Deve ser possível escalar a implantação de um montante inicial de 100 desktops de usuários geograficamente dispersos para 10.000 sem um aumento do esforço/custo para instalação e configuração.

Este requisito é preciso e significativo. Com este tipo de requisito, um arquiteto pode apontar um conjunto de soluções e tecnologias concretas que facilitem a instalação e minimize o esforço de implantação.

Copyright © 2016 AIEC.