2.2 - Tempo de Resposta

Esta é uma medida da latência em que a aplicação processa uma transação comercial. O tempo de resposta é frequentemente (mas não exclusivamente) associado com o tempo necessário para uma aplicação responder a alguma entrada.

Um tempo de resposta rápido permite aos usuários trabalharem de forma mais eficaz. Um excelente exemplo é um aplicativo de ponto de venda de uma grande loja de departamento. Quando um código de barra de um item é “lido” pelo leitor de código de barra, uma resposta rápida com o preço do item exibido pelo sistema favorece que o cliente possa ser atendido rapidamente melhorando a experiência do usuário e, consequentemente, as vendas da loja.

Muitas vezes é importante fazer a distinção entre os tempos de resposta garantido e médio. Alguns aplicativos podem precisar que todas as solicitações sejam atendidas dentro de um limite de tempo especificado; este é um tempo de resposta garantida. Outros podem especificar um tempo médio de resposta, permitindo maior latência quando o aplicativo é submetido a condições mais extremas. Por exemplo, 95% de todas as requisições devem ser processadas em menos de 4s, e nenhuma solicitação deve levar mais de 15s.

Copyright © 2016 AIEC.