7 - Integração

Integração está relacionada com a facilidade com que uma aplicação pode ser incorporada em um contexto de outra aplicação.

O valor de uma aplicação ou componente de frequência pode ser aumentado se sua funcionalidade ou dados puderem ser usados de maneiras diferentes das que originalmente foram previstas pelo designer. As estratégias mais comuns para possibilitar a integração são através da integração de dados ou fornecendo uma API.

Integração de dados envolve armazenar os dados que um aplicativo manipula de forma que outras aplicações possam acessar. Isto pode ser tão simples quanto utilizar uma base de dados relacional padrão para armazenamento de dados, ou, talvez, a implementação de mecanismos para extrair os dados para um formato conhecido, tal como XML ou um arquivo de texto separado por vírgulas que outras aplicações podem tratar.

Com a integração de dados, as formas com que os dados são usados por outros aplicativos fica praticamente fora de controle do proprietário dos dados. Isso ocorre porque as regras de integridade de dados e de negócios impostas pela lógica do aplicativo são contornados.

Opções de integração

A alternativa é a interoperabilidade a ser alcançada através de uma API. Neste caso, os dados brutos que a aplicação possui estão escondidos atrás de um conjunto de funções que facilitam o acesso controlado aos dados. Desta forma, as regras de negócios podem ser garantidas através da implementação da API.

A escolha da estratégia de integração não é simples. Saiba+

Copyright © 2016 AIEC.