8.1 - Trocas de design
Se a vida de um arquiteto fosse simples, design seria apenas envolver a construção de políticas e mecanismos para uma arquitetura para satisfazer os requisitos de qualidade para uma dada aplicação.
Infelizmente, a realidade não é bem essa. Atributos de qualidade não são ortogonais. Eles interagem de formas sutis, ou seja, um projeto que satisfaz um requisito de qualidade pode ter um efeito prejudicial sobre outro. Por exemplo, um sistema altamente seguro pode ser difícil ou impossível integrar em um ambiente aberto. Um aplicativo altamente disponível pode ter um desempenho inferior para atender a maior disponibilidade. Um aplicativo que exige alta performance pode ser amarrado a uma plataforma específica, e, portanto, não ser facilmente transportável.
|
Compreender as trocas entre os requisitos de qualidade, e projetar uma solução que faz compromissos sensatos é uma das mais difíceis partes do papel arquiteto. É simplesmente impossível satisfazer plenamente todos os requisitos concorrentes.
|