3.1.1 - Identificando Componentes Funcionais
Os componentes do sistema formam o mais alto nível de decomposição funcional da arquitetura estrutural do sistema. Esta abordagem começa a partir da visão do sistema como um componente único no interior de alguns ambientes.
Os componentes são identificados de várias maneiras:
As interfaces entre o sistema e as entidades externas devem ser associadas a componentes. Você pode associar um componente por interface ou possivelmente associar mais de uma interface para um determinado componente, mas você não deve fragmentar uma única interface em vários componentes.
XExistem dois tipos de domínios: domínios de aplicação e domínios de solução. Ambos são fontes para a identificação de componentes. UMA aplicação de software pode dirigir mais de um domínio de aplicação. Cada um desses domínios pode ser modelado por um componente separado.
Por exemplo, em um sistema de publicação você pode identificar um componente de criação de conteúdo e um componente que publica o conteúdo, sendo cada domínio separado, mas relacionados. No domínio da solução, você pode identificar os componentes como repositório de conteúdo, Entrega de Conteúdo e Gerenciamento de Projetos.
XCamadas de abstração funcionais decompõem o sistema em uma hierarquia funcional. A partir desta hierarquia funcional, é possível identificar as funções comuns que podem ser representadas por componentes compartilhados.
XAssim como podemos representar um domínio como um componente, podemos representar entidades de domínio específicas como componentes. Essas entidades podem ser encontradas na literatura do domínio da aplicação e no modelo de objeto de aplicação (se foi criado) como parte da atividade de análise de requisitos. No entanto, isso pode não ser sempre adequado para modelar essas entidades diretamente como componentes. Os modelos de domínio de aplicativo descrevem o domínio do aplicativo ou um problema e não pode ser apropriado nesta solução modelo de domínio.
X