3.4.1 - Máquinas Virtuais e Adaptabilidade

Uma máquina virtual faz um sistema mais adaptável aos processos de negócios dos usuários finais. A ideia é converter requisitos de qualidade em uma linguagem para descrever a semântica de um aplicativo ou sistema.

As máquinas virtuais podem ser implementadas com uma linguagem baseada em texto interpretado ou compilado (como Java ou Visual Basic), ou um mecanismo de script simples que tem um ambiente de design GUI. Esta abordagem aumenta a complexidade de um sistema por adição de não apenas as funções da própria máquina virtual, mas também funciona para criar ou modificar configurações ou scripts.

Uma variação desta técnica é o interpretador de comandos. Um intérprete de comandos permite que um sistema seja controlado pela execução de Comandos. Por exemplo, iniciar, parar, suspender e reiniciar são funções típicas do sistema que não têm nada a ver com o domínio da aplicação, mas são necessárias a fim de alcançar outros atributos de qualidade.

Estes tipos de comandos ajudam a tornar um sistema mais utilizável porque um operador pode reiniciar depois de fazer algumas mudanças de configuração importantes para melhorar o desempenho ou a segurança.

Copyright © 2016 AIEC.