Desta forma, no cenário de definição de uma arquitetura, é crítico o entendimento do que é um framework.

Um framework pode ser definido como uma arquitetura reutilizável que fornece estruturas genéricas para um projeto de software.

A adaptação de um framework pode ser realizada para atender a diferentes necessidades. Ele não tem toda a funcionalidade específica de uma aplicação, por isso não pode ser considerada uma aplicação completa. Mas através de mecanismo como o de heranças ou como o de instanciações dos seus componentes, as aplicações podem ser construídas, adicionando-se as funcionalidades necessárias a um framework.

Um conceito intimamente ligado ao do framework é o de design patterns.

Diferente dos frameworks, os design patterns possibilitam o reuso de microarquiteturas mais abstratas sem a necessidade de uma implementação. Para ficar mais claro, enquanto os frameworks são implementados em uma linguagem de programação, os padrões, ou patterns, apenas definem as formas de utilizar estas linguagens. Em geral, os design patterns podem ser utilizados em um número maior de aplicações que os frameworks justamente por serem menos especializados.

Em resumo, os design patterns ajudam na definição e na documentação de um framework que podem englobar dezenas de design patterns.

Copyright © 2016 AIEC.