É ótimo quando é possível reutilizar um software que você escreveu em algum momento no passado, reutilizar a classe ou função que você criou para outro projeto, ou usar algum software de código aberto que tem toda uma comunidade por trás dele, corrigir bugs e adicionar novas funcionalidades. Se as interfaces funcionaram, você pode usar o software sem qualquer alteração. Mas mesmo se você tiver que realizar algum tipo de adaptação, ainda assim é fácil perceber o benefício de não ter que escrever toda a solução a partir do zero.

É desta forma que os padrões funcionam, porque eles fornecem soluções reutilizáveis para os problemas. Às vezes você pode reutilizar um padrão como ele é apresentado; em outros momentos é necessário fazer algumas pequenas alterações. Na maioria dos padrões, a reutilização é em nível de design, pois eles não contêm o código que pode ser copiado e colado. Em vez disso, eles contêm informações de projeto que podem ser utilizados no design de um projeto de software. Mesmo reutilizando apenas o projeto, ainda assim o trabalho é agilizado.

Elementos de design reutilizáveis devem ser:

Sistemas de código aberto contêm software reutilizável – um fato de que muitos profissionais se aproveitam. A maioria das licenças de código aberto permitem que pequenas partes do software possam ser reutilizadas ao invés do todo, e você pode personalizá-lo para atender a sua situação específica.

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