Às vezes, saber o que algo não é ajuda você a vê-lo mais claramente, e isso particularmente é verdade quando se trata de padrões. Aqui estão algumas das coisas que as pessoas frequentemente confundem com padrões:
Os padrões de oferecem soluções para os problemas recorrentes, mas os problemas que enfrentamos nos projetos de software não são idênticos para os problemas descritos em cada padrão. Assim, você tem que saber quando um padrão se aplica à sua situação e quando deverá ser adaptado.
|
“Se a única ferramenta em sua caixa de ferramentas é um martelo, todo mundo parece um prego.” Por esse motivo, os padrões não devem ser as únicas ferramentas em sua caixa de ferramentas. Você também deve saber algoritmos relevantes e ter outros recursos os quais você pode utilizar para resolver seus problemas de software.
|
Frameworks são pedaços de código reutilizáveis, e os padrões são explicações textuais de frameworks, mostrando como eles foram construídos e como eles podem ser personalizados.
XUm algoritmo descreve um processo repetitivo de etapas bem definidas que produzem algum resultado, mas não explicam quando eles devem ser usados ou porque eles são a solução adequada. Um padrão inclui esse raciocínio.
XEstes dois termos podem ser confundidos porque eles têm sons semelhantes (quando falados em inglês: patterns e patents). A concessão de patentes é o direito exclusivo para produzir um produto útil, enquanto que um padrão é uma descrição de como resolver um problema de uma forma que tem provado ser eficaz.
XPadrões de software primeiro ganhou destaque através da comunidade OO, mas muitos padrões não OO estão disponíveis.
XPadrões fornecem soluções para problemas conhecidos. Entretanto, eles não vão fazer de você um expert instantaneamente. Você ainda precisa aplicar sua própria criatividade e inteligência para determinar como padrões se encaixam em seu projeto de software.
X