O contexto é uma das seções mais importantes em um padrão, porque problemas de design não existem isoladamente; eles existem em algum contexto.
O contexto inclui os seguintes padrões:
O contexto explica o ambiente no qual o problema foi encontrado. Se o contexto não descrever seu ambiente, você pode não ser capaz de usar o padrão, embora o problema resolvido com o padrão seja o mesmo que o seu.
O contexto é muito importante para a definição de onde existe um problema. Para exemplificar a importância do contexto, imagine a seguinte solução: Garantir a consistência dos dados ao atualizar um banco de dados. Agora imagine a solução se o contexto for de uma única CPU. Mas e se a solução tiver que atender a um sistema distribuído de baixo acoplamento? A solução será bem diferente uma da outra.
XAs pré-condições são muito importantes para a definição de um padrão, pois elas podem limitar a aplicabilidade do padrão. Aqui estão alguns exemplos de condições prévias:
Às vezes o mesmo problema tem soluções diferentes no mesmo sistema. Os desenvolvedores podem ter acesso a ferramentas internas de um sistema, enquanto os testadores ou engenheiros de suporte não têm esse mesmo acesso. Em outras palavras, os contextos de ferramentas disponíveis são diferentes. Hipóteses a respeito do meio ambiente e do público-alvo devem aparecer no contexto do padrão.
XAs restrições sobre o sistema que você não pode mudar ou controle também aparecem no contexto do padrão. Um problema pode existir apenas em uma linguagem de programação particular.
X