Os padrões também podem conter outras seções. Diferentes autores de padrão descobriram que outras seções funcionam melhor para seus estilos de escrita. Eles também descobriram que os padrões que têm como alvo diferentes públicos podem exigir alguma variação no tipo de informação que eles fornecem.
Aqui estão alguns exemplos de "outras" seções usadas em padrões:
As consequências da aplicação da solução para o problema podem ser explicitadas na seção solução, ou elas podem aparecer em uma seção separada. Cada solução tem algumas consequências. A boa consequência é que o problema já está resolvido. A solução também pode fornecer alguns outros benefícios para o sistema, por exemplo, tornando-o mais fácil para expandir no futuro, ou talvez mais fácil de manter. Mas soluções podem introduzir exigências também.
XMuitos padrões contêm um esboço ou dois. É muito útil se o padrão contém um esboço. Ele pode ser da solução, ou ele pode ser um esboço do problema. O esboço pode ser diagramas UML ou diagramas de blocos simples da solução. A figura abaixo mostra alguns desenhos típicos.
A ideia de um esboço é para você pensar visualmente sobre como a solução pode ser estruturada. O esboço também fornece outra visão da solução, o que ajuda a torná-lo mais claro.
XAssim como o problema existia dentro de um contexto, a solução cria um novo contexto, o contexto resultante. O contexto resultante também descreve o que o sistema parece após o padrão ter sido aplicado e que o problema foi resolvido. Esta seção está intimamente relacionada com a seção consequências e pode ser apresentada em uma única seção.
XAlguns padrões incluem uma seção lógica que ajuda a explicar em linguagem simples por que a solução do padrão é a melhor solução para o problema.
XMuitos padrões incluem uma seção de implementação, o que lhe dá instruções sobre como implementar o padrão, às vezes com um passo a passo que você pode seguir.
XMuitos padrões incluem um código de exemplo. Esta seção pode mostrar código relacionado com qualquer parte do padrão.
XUtilizações conhecidas (pelo menos três) também podem estar presentes no padrão. Utilizações conhecidas ajudam a ver que o padrão realmente tem sido usado em uma situação como a sua.
X