Neste módulo vimos um conceito intimamente ligado ao do framework, o de design patterns. Diferente dos frameworks, os design patterns possibilitam o reuso de uma microarquitetura mais abstrata sem a necessidade de uma implementação.
Um padrão é um elemento de design considerado como uma solução para um projeto de software ou para um problema de codificação. Estes elementos são:
Vimos também que os padrões não podem ser confundidos com frameworks, algoritmos, patentes, que não são restritos à Orientação a objeto e que não são solucionadores de problemas universais.
Por fim, vimos que os Patterns seguem um padrão de definição e que o Título, a descrição do problema, o contexto em que o problema se apresenta e a solução comprovada são os requisitos mínimos de informações para um padrão.
Algumas seções adicionais podem ser utilizadas para atender as necessidades do criador do padrão ou do público-alvo a que se destina este padrão. São elas: consequências, esboço, contexto do resultado, justificativa, implementação, código de exemplo e utilizações conhecidas.