3 - A UML na documentação da Arquitetura de Software

Existe também a questão de como documentar uma arquitetura. Naturalmente, existem muitas maneiras de descrever as várias visões de arquitetura que podem ser úteis em um projeto.

Nos últimos anos, a Unified Modeling Language (UML) tornou-se a linguagem de descrição de software predominante em toda gama de domínios de desenvolvimento de software, apesar de todas as suas forças e fraquezas serem muito debatidas. A qualidade e o baixo custo de suporte da ferramenta a tornam facilmente acessível e utilizável para arquitetos de software, designers, desenvolvedores, estudantes, enfim, todos os possíveis envolvidos.

A UML é a notação mais popular para documentar projetos de software. Os principais pontos fortes desta linguagem são:

A UML fornece a seus usuários uma grande variedade de construções e conceitos de modelagem. Um verdadeiro debate se seguiu ao longo dos anos, sobretudo em como se daria a adequação da UML para a modelagem de sistemas de software no nível de arquitetura. As primeiras versões da UML tinham um foco maior no design da construção, com elementos como componentes e conectores. A versão 2.0 expandiu significativamente a UML para fornecer um suporte muito melhor para o nível superior das construções arquitetônicas. Os pontos de vista existentes foram aprimorados com novos elementos.

Copyright © 2016 AIEC.