Em contraste, outros diagramas mostram interações e alterações de estado que ocorrem como elementos no modelo de execução:
A ampla gama de diagramas da UML a torna uma opção atraente para a modelagem de todos os tipos de sistemas de software. No entanto, é de vital importância para arquitetos não ficarem presos à UML como a única solução de modelagem de arquiteturas, ou a superestimar as vantagens proporcionadas por seu uso.
A UML permanece principalmente focada no design, com um foco inerente a sistemas orientados a objeto. Alguns diagramas se estendem para outras atividades do ciclo de vida, captando alguns aspectos de requisitos. O apoio para atividades como testes, manutenção e gestão é mínimo. Decisões de arquitetura podem afetar qualquer um desses aspectos do desenvolvimento; é por isso que as notações adicionais devem ser utilizadas para capturar uma arquitetura completa.
Utilizados para a definição de processos lógicos de um programa e do negócio.
XDescreve os estados e eventos, e as condições que causam as transições de estado.
XSão semelhantes aos diagramas de atividades, destinados a mostrar o fluxo de controle através de um número de cenários mais simples.
XCombinam essencialmente sequência e diagramas de estado para descrever vários estados de um objeto ao longo do tempo e de mensagens que alteram o estado do objeto.
XTratam das interações de captura entre o sistema e seu ambiente, incluindo usuários e outros sistemas.
X